Hoje falaremos sobre o maior feriado da Irlanda, o dia 17 de março, onde é comemorado o St. Patrick 's Day, se trata de uma homenagem ao santo padroeiro do país. Essa comemoração atrai uma quantidade enorme de turistas de vários países, sendo economicamente bom para o país.
As ruas irlandesas ficam totalmente tomadas por uma onda verde e a festa tem como garantia: músicas da região, comidas, bebidas, desfiles e bastante diversão pelas cidades do país.
Vale também acrescentar que a comemoração em homenagem ao santo padroeiro do país, não se limita ao país europeu. Em países como Estados Unidos, Canadá e Austrália, que possuem grandes comunidades irlandesas, também é comemorado o St. Patrick 's Day.
Aqui no Brasil, apesar de encontrarmos bares que fazem homenagem a São Patrício, com cervejas verdes, chapéus e muitos trevos, nós não damos tanta importância para esse dia, praticamente passa em branco.
Sem mais enrolação, vamos agora conhecer as seis curiosidades sobre o St. Patrick 's Day.
1 - Tudo e todos de verde
No dia de São Patrício, tudo fica completamente verde, desde prédios, comidas, bebidas, os rios, pessoas e prédios. Realmente tudo passa a ficar verde, a fim de comemorar o dia do santo padroeiro do país.
2 - O dia da morte de São Patrício
O St. Patrick é celebrado no dia da morte do santo padroeiro, que aconteceu no ano 461. Em dedicação ao santo, foi construído o Saint Patrick Centre, no local onde foi sepultado. É um centro de exposição dedicado à sua vida.
O dia 17 de março é considerado feriado nacional e sempre que esse dia cai no domingo é automaticamente transferido para a segunda-feira.
3 - Não se pode beber nas ruas da Irlanda
Talvez você esteja se perguntando: Mas como assim não pode beber na Irlanda? Exatamente, lá é proibido e violar essa lei resulta em uma punição com multa. No entanto, no dia de São Patrício a bebida está liberada! É o único dia do ano em que se pode beber, cair e levantar na Irlanda.
Imagina isso aqui no Brasil? Seria uma tortura para o cachaceiro
4 - Conheça o prato típico do Dia de São Patrício
Nossa próxima curiosidade sobre o St. Patrick?s Day é o prato típico dessa data tão importante na Irlanda. Chama-se corned-beef boil, uma carne temperada em saimoura acompanhada de repolho e harmonizada com cerveja, tudo perfeito para festejar o feriado de São Patrício.
5 - São Patrício era irlandês?
Por mais inusitado que isso pareça, São Patrício não era irlandês, mas sim inglês. Ele nasceu em uma família bem rica na Inglaterra, mas foi sequestrado e vendido como escravo na Irlanda. Passou anos vivendo em cativeiro até conseguir encontrar uma forma de fugir e voltar para o seu país.
Agora você deve estar pensando: Se ele voltar para a Inglaterra, como virou padroeiro da Irlanda? Calma, vai ficar tudo claro agora!
Depois que se tornou bispo da igreja católica, St. Patrick disse que havia recebido um chamado de Deus, que ordenava que ele voltasse para a Irlanda, com o objetivo de evangelizar os pagãos celtas.
6 - Você nunca irá encontrar uma cobra na Irlanda
Na Irlanda não existem cobrar. E segundo o folclore regional, isso é obra de St. Patrick, que decidiu expulsar todos os répteis do país. No entanto, os biólogos deixam claro que nunca existiram cobras na Irlanda.
Enfim, espero que você tenha gostado do nosso artigo. E agora que você já conhece as 6 curiosidades sobre o St. Patrick 's Day. Venha conhecer também o nosso curso de inglês!