Desde o início da pandemia no Brasil, o Covid?19 foi responsável por muitas mudanças no modo de vida de nossa sociedade. Exigiu dos brasileiros uma capacidade forte de adaptação. E infelizmente muitos não conseguiram se adaptar, empresas faliram, trabalhadores informais tiveram que parar suas atividades, enfim, os tempos estão difíceis.
Diante deste cenário caótico, o trabalho Home Office ganhou bastante força e em muitos casos foi à única solução para que as empresas não parassem com as suas atividades.
Além do trabalho, o ensino também foi drasticamente alterado diante da pandemia, fazendo com que as escolas se direcionassem ao ensino a distância, o conhecido EAD.
Como já ficou claro, o isolamento social é de extrema importância para que o vírus seja contido, sendo possível verificar as alterações nas relações entre funcionários e empresas, que foram obrigados a se moldar, para permanecerem firmes diante dessa crise.
E estrutura Home Office foi e continua sendo uma realidade para certo número de pessoas. Logo, com o aumento do número de pessoas em casa, alguns serviços tiveram um aumento expressivo na demanda, podemos citar: delivery, bancos digitais, e-commerce e claro aumentou bastante a busca por cursos e aulas particulares online.
Há várias razões para o aumento dos cursos e aulas particulares online, como por exemplo, a flexibilidade, possibilidade de estudar um curso que vai agregar valor a carreira, cursos que podem ajudar as pessoas a se organizarem financeiramente em momentos de crise.
Enfim, o simples fato de poder ficar em casa com os seus familiares e ainda poder aprender algo novo, já é uma grande motivação para as pessoas.
Não poderíamos deixar de tocar neste assunto. Vamos pensar em um casal que tem filhos pequenos e no momento de uma reunião importante os filhos começam a chorar e pedir coisas. Digamos que os dois estão ocupados no momento. Como lidar com isso? Quem vai resolver o problema? Como decidir isso?
Além disso, também precisamos pensar sobre os ambientes familiares repletos de machismo, onde a mulher ainda que também trabalhe fora, precisa ficar responsável por todos os afazeres da casa. Ou seja, imagina uma cena em que a mulher precisa estar presente em uma reunião, mas o filho começa a chorar por sei lá qual motivo.
E ao invés do marido resolver a situação ele grita a mulher, para que ela dê um jeito. Parece surreal, mas isso ainda acontece bastante.
Podemos concluir que para muitas mulheres, o trabalho Home Office é muito mais complicado do que para os homens.
Enfim, não podemos prever como que as coisas irão acontecer no futuro, mas podemos encontrar formas saudáveis de lidar com o contexto de pandemia. Repensando as funções da casa, organizando melhor nosso tempo, estudando coisas novas e sempre acreditando que as coisas podem melhoras.
Gostou deste artigo? Que tal começar a aprender uma nova língua e ampliar as possibilidades?
Venha conhecer o nosso curso de idiomas!
?